O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), exonerou nesta sexta-feira (08.08) a secretária de Mobilidade Urbana (Semob), a vice-prefeita coronel Vânia Rosa (Novo), após polêmica com a presidente da Câmara Municipal, Paula Calil (PL). A decisão consta no Ato n.º 2.145/2025, publicado na Gazeta Municipal.
O episódio que motivou a saída ocorreu na quinta-feira (07), quando Vânia esteve na Câmara a convite do líder do prefeito, vereador Dilemário Alencar (União). Durante discurso na tribuna, ela afirmou que estudava processar Paula Calil por declarações feitas pela parlamentar.
A presidente da Câmara disse que tentou contato com a gestora para tratar de assuntos institucionais, sem sucesso. “Fiz críticas públicas quanto à condução da senhora, mas não são críticas pejorativas. Tentei contato por ligação, fui pessoalmente à secretaria, mas não obtive êxito [...]. Acho que o diálogo entre as instituições é fundamental”, declarou.
Vânia respondeu que a ausência de atendimento ocorreu por impossibilidade momentânea, negando recusa, mas acusou haver “assédio político” por parte de um vereador. “Já houve aqui um assédio político de um vereador e a gente tenta colocar panos quentes, mas já que estamos sendo convocados para um embate, vamos para ele”, afirmou.
Ainda na quinta (07.08), Abilio Brunini disse à imprensa ter ficado surpreso com as declarações da então secretária. Ele defendeu o trabalho do Legislativo e rebateu a acusação. “Não se pode banalizar um tema tão sério”, disse o prefeito.
Leia matérias relacionadas - Coronel Vânia Rosa ameaça processo após críticas da presidente da Câmara de Cuiabá
Paula Calil afirma que ida de Coronel Vânia à Casa piorou relação com vereadores
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).