26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 28 de Novembro de 2013, 13:40 - A | A

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2013, 13h:40 - A | A

Risco à sociedade

Pronto-Socorro de Várzea Grande joga resíduos humanos no Rio Cuiabá, denuncia vereador Pery Taborelli

“Isso é lamentável e desrespeitoso a Comunidade do Bonsucesso que vive as margens do rio e sobrevive da pesca e do comércio ligado ao pescado. Estes resíduos poderão causar graves doenças à população, principalmente, as pessoas mais carentes, que desconh

Redação com Assessoria

O vereador de Várzea Grande Pery Taborelli (PV) – popular coronel Taborelli, recebeu denúncia de que os resíduos humanos do Pronto-Socorro de Várzea Grande estavam sendo despejados sem tratamento, no Rio Cuiabá, acima da Comunidade Bonsucesso.

Na tribuna da Câmara, Taborelli denunciou o fato e encaminhou ofício solicitando explicações sobre o caso - ao prefeito Walace Guimarães, a primeira-dama e secretária de Saúde do município, Jaqueline Guimarães, ambos PMDB, e ainda ao diretor do Pronto-Socorro. No entanto, até o momento não recebeu nenhuma resposta dos ofícios enviados à administração.

Taborelli esteve “in loco” na unidade hospitalar do município, constatou que o prefeito Walace Guimarães mandou abrir a fossa séptica há mais de 85 dias, e a obra está paralisada e fechada apenas com tapumes, causando, além de transtornos a quem passa no local, perigo de contaminação, já que os resíduos continuam sendo jogados sem tratamento e os tapumes são frágeis e mal colocados.

De acordo com o parlamentar, pacientes, moradores e servidores do Pronto-Socorro enfrentam diariamente o mau cheiro que sai das fossas abertas na rua Manaus, atrás do prédio do PSM/VG.

“Pedi explicações ao prefeito, Walace Guimarães, à secretária de Saúde, Jaqueline Guimarães e ao diretor do Pronto-Socorro, Itamar Lourenço, sobre o valor da obra, a data final da execução dos serviços, a localidade onde estaria sendo destinado o esgoto retirado, o projeto e o processo licitatório, entretanto, mesmo o pedido sendo oficializado, na data de 04 de setembro, até o momento ninguém retornou com as informações solicitadas, ou seja, tratam o serviço público como obra particular”, destacou Taborelli.

De acordo com o vereador, os resíduos humanos, provenientes de cirurgias e outros tratamentos do Pronto-Socorro foram jogados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Parque do Lago, sendo que mesma não está fazendo o tratamento que deveria.

“Isso é lamentável e desrespeitoso a Comunidade do Bonsucesso que vive as margens do rio e sobrevive da pesca e do comércio ligado ao pescado. Estes resíduos poderão causar graves doenças à população, principalmente, as pessoas mais carentes, que desconhecendo o perigo, muitas vezes tomam banho nos rios”, lamentou o parlamentar.

Taborelli irá encaminhar a denúncia ao Ministério Público pedindo providências – pois, segundo ele, as irregularidades são muitas e não consta no local nenhuma placa indicativa com o nome do responsável pela obra, valor do serviço, tempo de duração da obra, dotação orçamentária e as informações pertinentes a realização do projeto, já que a empresa Carneiro & Carvalho Construtora Ltda, que começou o serviço e não deu continuidade, não passou por processo licitatório na prefeitura, nem possui o projeto da obra. A única licitação que referida empresa tem é genérica e não traz informações claras sobre o certame, o que deixa mais dúvida sobre a lisura do procedimento realizado pela Prefeitura de Várzea Grande.

Outra situação elencada pelo parlamentar é o possível risco ou dano que a obra pode causar, já que não há nenhuma sinalização e os tapumes que cobrem a fossa são frágeis, e servem apenas para dar abrigo noturno aos usuários de drogas e prática de sexo no local.

“O local está com três enormes fossos, sem nenhuma segurança. E, existem aberturas nas laterais, onde qualquer criança pode entrar e cair, já que está próximo a residências, não há nem mesmo uma sinalização noturna, o que pode agravar mais ainda, já que os tapumes não estão colocados conforme a segurança do trabalho determina”, destacou o parlamentar.

Inclusive o próprio prefeito Walace Guimarães admitiu em entrega de equipamentos do Pronto-Socorro de VG, que abriu a fossa séptica sem prévio planejamento e projeto.

Confira vídeo:


Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760