25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 25 de Novembro de 2013, 10:31 - A | A

Segunda-feira, 25 de Novembro de 2013, 10h:31 - A | A

Mensalão

Prisão imediata de Henry depende de parecer da Procuradoria Geral da República

O mandado de prisão do deputado federal por Mato Grosso, Pedro Henry (PP), pode ser expedido somente depois do dia 12 de dezembro.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O mandado de prisão do deputado federal por Mato Grosso, Pedro Henry (PP), pode ser expedido somente depois do dia 12 de dezembro. A informação é do Jornal Folha de São Paulo.

Segundo a matéria do jornal paulista, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, está aguardando parecer da Procuradoria Geral da República (PGR) para decidir se expede ou não mandados de prisão contra outros condenados no processo do mensalão, entre eles o deputado mato-grossense, Pedro Henry.

O parlamentar foi condenado a pena de 7 anos e 2 meses de prisão em regime semi-aberto, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Devido à expedição dos mandados de prisão contra 12 condenados do mensalão - entre eles o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino-, no último dia 15 deste mês, havia uma expectativa que fosse expedida ainda este mês os demais mandados de prisão dos demais condenados.

Joaquim Barbosa aguarda o parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, porque tanto Henry quanto o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), os ex-deputados Pedro Corrêa e Bispo Rodrigues e Roberto Jefferson (delator do mensalão) apresentaram recurso chamado embargos infrigentes.

Barbosa queria negar a admissibilidade desses recursos, mas foi derrotado durante sessão plenária do STF no dia 13, quando o colegiado definiu que era preciso analisá-los antes de negá-los. O presidente do STF aguarda uma posição da Procuradoria antes de mandar expedir os mandados. O prazo máximo de Janot para dar seu parecer é até o próximo dia 12 de dezembro.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760