25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 02 de Outubro de 2014, 08:43 - A | A

Quinta-feira, 02 de Outubro de 2014, 08h:43 - A | A

ACIMA DA LEI

Prefeito de VG desrespeita decisão judicial e não nomeia candidato aprovado em concurso público por conta de deficiência

Antes de seu chamamento, em agosto de 2012, o candidato que trabalhava de vendedor, foi assaltado e na ação foi baleado no abdômen, ficando parcialmente incapacitado fisicamente.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), desrespeita ordem judicial, e não nomeia Anderson Moraes de Souza em cargo ao qual foi aprovado no último concurso público do município, por conta, segundo o aprovado, de sua deficiência.

Em entrevista ao VG Notícias, Anderson contou que foi classificado em 41° lugar, no concurso público da Prefeitura de Várzea Grande, realizado em 2011, para ocupar uma das vagas destinadas a Guarda Municipal. No entanto, antes de seu chamamento, em agosto de 2012, o candidato que trabalhava de vendedor, foi assaltado e na ação foi baleado no abdômen, ficando parcialmente incapacitado fisicamente.

Segundo ele, no final de 2013 foi convocado e ao passar pelo médico, em 2014, para realizar perícia, foi constatado que ele estaria apto a exercer funções administrativas (burocráticas) e inapto para as atividades operacionais. O candidato procurou a comissão do concurso da Prefeitura para informar sobre a sua situação física e foi informado que não poderia ocupar a vaga, já que na Guarda ele teria que fazer o curso de formação que “exige” uma preparação física do candidato.

Por conta da negativa, Anderson procurou a Defensoria Pública e depois ingressou com ação na Justiça para conseguir o direito a ser convocado a ocupar o cargo administrativo na Guarda Municipal. Em 26 de maio deste ano, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Várzea Grande Alexandre Elias Filho, concedeu liminar em favor do candidato determinado que Walace o nomeasse para ocupar o cargo administrativo na Guarda Municipal.

Porém, quatro meses após a liminar o peemedebista ainda não o nomeou ao cargo. Em meio a esse período, a Prefeitura ingressou com vários recursos na Justiça tentando reverter à decisão, todos sem êxito. Um dos recursos foi impetrado no Tribunal de Justiça do Estado e a desembargadora Maria Erotides Kneip, em 28 de julho, negou o pedido de Walace e reforçou a decisão de que Anderson Moraes de Souza, deveria ser nomeado imediatamente.

No entanto, o prefeito insiste em desrespeitar uma decisão judicial e negar a um cidadão várzea-grandense o direito de ocupar um cargo público no município.

A reportagem do VG Notícias, Anderson Moraes, disse que em uma das últimas tentativas para conseguir tomar posse ao cargo, ele procurou o comandante da Guarda Municipal, Louriney dos Santos, para explicar a sua situação. “Foi até a Guarda Municipal e ele não estava. Falei com a subcomandante Sirlei (Sirlei Salete Piaseck), ela disse que não podia tirar o pessoal que está há muito tempo no administrativo para colocar eu no lugar. E falou que não podia fazer nada para me ajudar”, relatou.

Diante dos fatos, Anderson disse que está revoltado com toda a falta de respeito do prefeito com a Justiça – devido a decisão judicial -, e com ele, que estudou muito para ser aprovado no concurso e por conta de uma fatalidade, ser discriminado pela administração pública, não o possibilitando tomar posse do cargo na Guarda Municipal.

“Sinto-me prejudicado. Hoje estou desempregado, sendo que a Prefeitura deveria ter me convocado. A Justiça já deu a decisão e eles insistem a não cumprir. Sento-me discriminado pela Prefeitura e por esses gestores que dizem que não podem fazer nada por mim”, finalizou Anderson.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760