O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta terça-feira (29.07) que a tendência é realocar as famílias que ocupam irregularmente áreas do Contorno Leste. A realocação será feita em parceria com o Ministério Público, que deve intermediar a destinação de novos terrenos para os moradores em situação de vulnerabilidade social.
“Acredito que o caminho seja a realocação dessas pessoas. Agora, a quantidade que será realocada eu ainda não sei dizer. Estamos buscando locais e articulando parcerias com o Ministério Público para que essas famílias tenham acesso a um terreno onde possam recomeçar”, declarou o prefeito.
Abilio considera a doação de terrenos a alternativa mais viável, após a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) apontar que apenas 172 famílias atendem aos critérios para receber apoio — número bem inferior ao estimado de 1.500 a 2.000 famílias ocupando a região.
“O censo mostra que o número de pessoas que têm direito é muito menor do que o total de ocupantes. Não chegou nem a mil o número de famílias com perfil para receber apoio. O último levantamento da Assistência Social apontou 172”, destacou.
Em junho, mais de 800 moradores do Contorno Leste protestaram em frente à Prefeitura de Cuiabá, cobrando a regularização das áreas para evitar uma possível reintegração de posse. O plano da gestão municipal é desapropriar, por interesse social, três áreas urbanas nas comunidades João Pinto, Itacarambi e Raiz Petróleo, todas localizadas na região do Contorno Leste.
Leia também: Após protesto, Abilio pedirá novo levantamento sobre famílias no Contorno Leste
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).