31 de Julho de 2025
31 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
31 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 15:08 - A | A

Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 15h:08 - A | A

pelas redes sociais

Deputado italiano sofre ameaças após informar paradeiro de Zambelli

Deputado disse estar sofrendo ameaças e ataques pelas redes sociais

Lucione Nazareth/VGN

O deputado italiano Angelo Bonelli afirmou nesta quarta-feira (30.07) que passou a receber ameaças e ataques pelas redes sociais após informar à polícia da Itália o paradeiro da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada no Brasil a 10 anos de prisão.  

Zambelli foi localizada pela polícia italiana em um apartamento no bairro Aurélio, em Roma, nessa terça (29). Segundo Bonelli, a ação começou por volta das 18h40 [lembrando que a Itália está 4 horas à frente do Brasil], quando ele recebeu informações sobre o endereço da deputada, que está com uma advertência da Interpol. Às 19h50, ele comunicou oficialmente o caso à polícia nacional, que confirmou a presença de Zambelli no local cerca de uma hora depois.  

“Cumpri meu dever como cidadão, ao contrário daqueles que, usando a cidadania italiana, se declararam intocáveis – como a própria Zambelli afirmou em entrevista à CNN Brasil no dia 03 de junho”, declarou Bonelli.

O parlamentar italiano, ligado a causas ambientais e defensor de direitos civis, revelou ainda que tem recebido mensagens de ódio e ameaças de morte desde que tornou pública sua atuação no caso. “Tenho recebido ameaças nas redes sociais, inclusive mensagens de morte, por causa disso”, disse.

Agora, caberá à Justiça da Itália decidir sobre a situação de Zambelli. A extradição, caso aprovada judicialmente, dependerá de decisão do governo italiano.

Leia Também - Ministério da Justiça confirma prisão de Carla Zambelli na Itália

Nota Angelo Bonelli

No caso de Carla Zambelli, eu descrevo o que aconteceu.

Ontem, às 18h40, recebi informações sobre o endereço de Carla Zambelli, com uma advertência da Interpol pendente contra ela. Às 19h50, informei o endereço de Zambelli à polícia nacional, representada pelo delegado de polícia de Roma.

Às 21h, a polícia nacional identificou Carla Zambelli no endereço que eu havia fornecido: um apartamento no bairro Aurélio, em Roma.

Estes são os fatos. Como você sabe, Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão por hackear um sistema informático e emitir um mandado de prisão falso contra um juiz do Supremo Tribunal Federal. Ela também está sendo julgada por apontar uma arma contra um jornalista em São Paulo.

Eu cumpri meu dever como cidadão, ao contrário daqueles que, usando a cidadania italiana, se declararam intocáveis – como a própria Carla Zambelli declarou em entrevista à CNN Brasil em 3 de junho.

Carla Zambelli é uma importante expoente do partido de Jair Bolsonaro, ex-presidente brasileiro contra quem o Judiciário busca uma condenação por tentativa de golpe no país após as eleições de 2022.

Recentemente, tenho recebido mensagens de ameaça pelas redes sociais, inclusive mensagens de morte, em relação a este caso. Agora caberá à Justiça italiana decidir, e depois caberá ao governo decidir sobre a extradição de Zambelli.

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760