O ex-prefeito em Porto Alegre do Norte (1.125 km a nordeste de Cuiabá), Luiz Carlos Machado, conhecido como ‘Luiz Bang’, 61 anos, foi assassinado, na noite de sexta-feira (27.01) em sua chácara, em Confresa, às margens da BR-158, na saída para Porto Alegre do Norte. Na eleição passada, Luiz Bang tentou disputar a Prefeitura de Confresa, mas foi barrado pela Justiça. Ele era casado com a vereadora eleita em Confresa (a 742km de Cuiabá), Janete Bang (PSB).
Baleado na cabeça por volta das 21 horas, Bang foi socorrido e levado para o Hospital em estado gravíssimo. Fazendeiro e um dos pioneiros na região, Luiz Bang era considerado um homem perigoso, temido por ter envolvimento com pistolagem. Em 1993, ele chegou a depor na CPI da pistolagem em Brasília.
Em 2009, ele foi preso por determinação, na época, pelo então juiz federal Julier Sebastião, na Operação Pluma da Polícia Federal, sob acusação de grilagem de terras do governo e de particulares, fraudes de títulos, tentativa de homicídios.
Luiz Bang foi julgado em 2006, em Porto Alegre do Norte por suspeita de ter mandado matar três pessoas no município em 1988. De acordo com a acusação, ele teria contratado o assassinato do exprefeito Rodolfo Alexandre Inácio (Cascão), a mulher dele, Fernanda Macruz, e o amigo Avelino Pereira Coelho, em outubro de 1988. Ele também foi acusado de aliciar e traficar trabalhadores para fazendas de Mato Grosso e do Pará, além de estar envolvido no homicídio do ex-senador Olavo Pires, na época, candidato a governador de Rondônia.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).