26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 08 de Setembro de 2015, 09:37 - A | A

Terça-feira, 08 de Setembro de 2015, 09h:37 - A | A

TRE/MT

Pedido de vista adia julgamento em que Câmara de VG pede para Calistro assumir no lugar de Lucimar

Pedido de vista foi do juiz federal Paulo Sodré.

Rojane Marta/VG Notícias

Pedido de vista do juiz federal, Paulo Cézar Alves Sodré, membro do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), adiou o julgamento do agravo regimental interposto pela Câmara Municipal de Várzea Grande, para tentar empossar o presidente do legislativo, Jânio Calistro (PMDB) no lugar da atual prefeita Lucimar Campos (DEM). Apesar do pedido vista, quatro membros haviam votado pela improcedência do pedido e para manter Lucimar Campos (DEM) no cargo de prefeita.

A defesa do Legislativo alega que a Justiça não respeitou os termos do artigo 63, inciso II, da Lei Orgânica municipal quando determinou a posse dos segundos colocados, após cassação de mandato do prefeito eleito em 2012, Walace Guimarães (PMDB) e seu vice Wilton Coelho (PR) – por caixa dois.

Segundo a defesa, a Lei determina que a Câmara deveria ser a indicada como a responsável pelo comando do Executivo Municipal, por se tratar de dupla vacância e por já ser último biênio de mandato da gestão cassada.

No entanto, por ter ingressado há pouco tempo na Corte como juiz membro, Sodré pediu vista para analisar e entender melhor os autos. O Mandado de Segurança (MS) do Legislativo deve retornar ao julgamento na próxima quinta (10.09).

O relator dos autos,  juiz Lídio Modesto, argumenta que o fato trata-se de causa eleitoral, e não de ação de improbidade administrativa, pois, a chapa majoritária foi cassada em processo judicial pelo cometimento de infração à legislação eleitoral e, diante dessa premissa, foi determinada a posse da chapa que obteve a segunda colocação nas Eleições 2012.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760