O ex-prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, e sua esposa, Neuma Moraes, conhecida como Dona Neuma — podem deixar o PSB e ingressar em um partido da federação formada por PT, PV e PCdoB. O PV é a sigla mais cotada para receber o casal, que tem forte base eleitoral no município e pode atuar como “puxador de votos” para fortalecer a chapa da deputada federal Rosa Neide (PT) nas eleições de 2026.
Segundo apuração do , Rosa Neide chegou a considerar disputar o Senado devido à falta de nomes competitivos para a chapa de deputados federais. Com a articulação avançando e lideranças de peso aderindo ao projeto, o grupo passou a projetar a eleição de um ou dois representantes para a Câmara.
Dona Neuma é o nome mais cotado para integrar a chapa federal, ao lado de outros candidatos da esquerda que concorreram a deputado estadual em 2022 e devem disputar vagas federais em 2026.
Na eleição passada, Rosa Neide foi a deputada federal mais votada de Mato Grosso, com 124 mil votos, mas não se elegeu porque a federação não atingiu o quociente eleitoral. Dona Neuma foi a mais votada em Rondonópolis, com 44 mil votos, e também ficou de fora. Se repetirem a votação em 2026, as duas juntas podem garantir ao menos uma vaga.
Ainda não há definição sobre os planos de José Carlos do Pátio. Nos bastidores, há quem aposte que ele deve disputar um quinto mandato como deputado estadual. Já o deputado Lúdio Cabral (PT) estaria fora da disputa por vaga federal e deve buscar a reeleição na Assembleia Legislativa, assim como Valdir Barranco (PT).
Leia também: PT vê em Natasha Slhessarenko nome “qualificado” para disputar governo de MT em 2026
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).