19 de Junho de 2024
19 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2022, 15:29 - A | A

Quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2022, 15h:29 - A | A

R$ 15 bilhões

Para conter aumento da tarifa, Senado aprova repasse bilionário para gratuidade de ônibus

Medida tenta conter aumento generalizado das tarifas de ônibus

Lucione Nazareth/VGN

O Senado aprovou nessa quarta-feira (16.02) projeto de lei que determina repasse de R$ 15 bilhões para compensar gratuidade de idosos no transporte coletivo pelo período de três anos. Os prefeitos defendem a proposta, que segue para a Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto aprovado, será criado o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami) para garantir a gratuidade no transporte público urbano para idosos acima de 65 anos a partir de repasses de recursos federais.

Pelo texto, os recursos — provenientes dos royalties do petróleo — serão repassados diretamente aos municípios.  A ideia da medida, segundo o relator da proposta, senador Eduardo Braga (MDB-AM), é conter um aumento generalizado das tarifas de ônibus pelo Brasil.

A divisão do recurso deve levar em conta a quantidade de pessoas com 65 anos ou mais nas localidades, ou seja, quem tiver mais pessoas aptas terem a gratuidade receberá mais.

Segundo a proposta, poderão participar da divisão dos recursos os municípios que comprovarem possuir sistema de transporte público coletivo de caráter urbano ou metropolitano em funcionamento.

Os municípios ainda devem criar fundos para receberem os recursos, ou seja, criar uma conta para receber o dinheiro em até 180 dias. O texto também diz que, mesmo que não haja os repasses previstos, a gratuidade dos idosos não pode para de valer.

Leia Também - Câmara amplia punição para militar envolvido com tráfico, mas retira criminalização por fazer segurança privada

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760