A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29.07) em Roma, na Itália, informou o Ministério da Justiça. Ela havia deixado o Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por participação em ataques ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023.
Segundo o deputado italiano Angelo Bonelli, Zambelli foi localizada pela polícia em um imóvel na capital italiana. Bonelli afirmou que repassou às autoridades o endereço onde a ex-parlamentar estaria hospedada e que os agentes já haviam identificado sua presença no local antes da detenção.
A decisão do STF apontou que Zambelli integrava uma organização criminosa digital responsável por invasões a sistemas do Poder Judiciário. Com cidadania italiana, a ex-parlamentar havia se estabelecido no país europeu desde que deixou o Brasil.
Na quinta-feira (12), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o pedido para cassação do mandato de Zambelli, processo que ainda está em análise.
Com a prisão, caberá agora às autoridades italianas, em cooperação com o governo brasileiro, definir os próximos passos sobre eventual extradição e cumprimento da pena.
Leia também: Zambelli diz que confia na autonomia da Itália e nega especulações sobre extradição
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).