O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), que é formado em engenharia civil, afirmou que a construção de um túnel nos paredões do Portão do Inferno, na rodovia MT-251, não representa dificuldade técnica. Segundo ele, a solução é simples e segura para a engenharia.
A declaração foi dada após o governo do Estado anunciar, na semana passada, a mudança no projeto da obra entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, a 64 km da Capital. A proposta inicial previa o retaludamento — derrubada parcial dos paredões rochosos —, mas foi substituída pela construção de um túnel após inconsistências no solo serem identificadas durante os primeiros estudos técnicos.
Questionado sobre a fragilidade do terreno, composto por rochas de arenito, Avallone disse não haver riscos. “Isso não é problema, porque você funda e vai colocando concreto. Isso vai ser seguro, não vai ser problema para a engenharia. Furar ali é muito simples. Me parece uma solução mais rápida e melhor”, declarou.
Vale destacar, que a mudança no projeto foi recomendada por pareceres técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ibama. As equipes também basearam a decisão em sondagens geotécnicas e levantamentos topográficos com tecnologia de detecção remota.
Leia também: Deputado quer nova desapropriação para garantir casas a famílias do Contorno Leste
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).