06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 11 de Julho de 2018, 14:50 - A | A

Quarta-feira, 11 de Julho de 2018, 14h:50 - A | A

porte ilegal de arma de fogo

Juiz mantém prisão de Calistro e manda Câmara de VG investigá-lo por possível quebra de decoro

Lucione Nazareth/ VG Notícias

VG Notícias

Vereador Ferrinho

 

O juiz plantonista, Eduardo Calmon de Almeida Cézar, converteu nesta quarta-feira (11.07) em prisão preventiva a prisão em flagrante do vereador de Várzea Grande, Jânio Calistro (PSD), por porte ilegal de arma de fogo, e mandou a Câmara de Vereadores investigar o parlamentar por possível quebra de decoro.

De acordo com os autos, o Ministério Público Estadual (MPE) chegou a se manifestar pela concessão da liberdade provisória do vereador, no entanto, o magistrado foi contrário à manifestação do MP.

Conforme a decisão, o juiz Eduardo Calmon, apontou que embora o parlamentar sustente que agiu de boa fé em decorrência da ausência de entrega do armamento, por ocasião de sua aposentadoria junto à Polícia Civil, tal justificativa não merece prosperar na medida que o artigo 301° da Lei Complementar Estadual 407/2010 (dispõe sobre a organização e o Estatuto da Polícia Judiciária do Estado de Mato Grosso), expressamente determina a devolução da arma no dia da publicação do ato de aposentadoria, exoneração ou demissão.

“De suma importância mencionar que a conduta da não devolução da arma enseja na tipificação do crime de apropriação indébita (art. 168, do Código Penal), na medida em que o indiciado após a perda da função pública em decorrência da aposentadoria apropriou-se de coisa alheia móvel (arma da Polícia Civil) de que tinha posse”, diz trecho extraído da decisão.

Na decisão, o magistrado citou ainda: “Diante da necessidade de se manter a ordem social, uma vez que a paz da comunidade é abalada pelo cometimento do delito, pois do contrário, a soltura do indiciado (Jânio Calistro) nesse momento poderia se consubstanciar em estímulo para o cometimento de novas infrações, pois criará um sentimento de impunidade na sociedade várzea-grandense”, cita Calmon em outro trecho extraído da decisão.

Diante disso, ele apontou que a conversão da prisão em flagrante em preventiva é medida que se justifica como forma de acautelar o meio social, garantindo a ordem pública.

“Diante do exposto, com fulcro no art. 310, inciso II, do CPP, CONVERTO A PRISÃO EM FLAGRANTE de CALISTRO LEMES DO NASCIMENTO EM PRISÃO PREVENTIVA, já que presentes os requisitos constantes do art. 312 e 313, inciso I, ambos do Código de Processo Penal”, diz trecho extraído da decisão do magistrado.

Além disso, o juiz Eduardo Calmon mandou a Câmara de Várzea Grande instaurar Procedimento Disciplinar para apuração do caso, apontando que o mesmo pode se tratar de um comportamento incompatível com o decoro parlamentar por parte de Calistro, o que poderá gerar a cassação do seu mandato.

“O indiciado além de ser policial civil aposentado, atualmente exerce o mandato eletivo de Vereador na Câmara Municipal de Várzea Grande/MT, e pelos fatos apresentados denota-se que o mesmo praticou conduta incompatível com o decoro parlamentar, que enseja a perda do mandato de Vereador, nos moldes do art. 41, inciso II e §1º, da Lei Orgânica do Município de Várzea Grande/MT”, diz decisão no qual o magistrado requer que o Ministério Público acompanhe o desdobramento do procedimento disciplinar a ser instaurado contra Calistro.

O processo de Jânio Calistro foi distribuído para a Quarta Vara Criminal de Várzea Grande sob a responsabilidade do juiz Abel Balbino Guimarães.

Outro Lado – Ao oticias, a advogada Marcelle Ramirez afirmou que já ingressou com pedido para tentar o relaxamento da prisão do parlamentar. Enquanto que o pedido não é analisado, Jânio foi levado para o Centro de Custódia de Cuiabá por ter curso superior.

“Ele já passou por exame de corpo de delito e em seguida foi encaminhado para o Centro de Custódia de Cuiabá. Já estamos ingressando com pedido para tentar relaxar a prisão dele”, declarou a advogada.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760