12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 16 de Maio de 2013, 10:19 - A | A

Quinta-feira, 16 de Maio de 2013, 10h:19 - A | A

Discriminação

Jornais devem publicar mensagem educativa sobre proibição de anúncios de emprego discriminatórios

 

A Câmara dos Deputados analisa Projeto que obriga órgãos de comunicação que anunciam vagas de emprego a publicarem mensagem educativa que alerta sobre a proibição de fazer anúncios com referências discriminatórias.

Pela proposta (PL 5309/2013), o Jornal deverá publicar em toda a edição em que for publicado pelo menos um anúncio de emprego, a seguinte mensagem: “Conforme o Disposto na Constituição Federal, em seu art. 5º, e na Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, em seu art. 373-A é vedado publicar anúncio de emprego no qual haja referência ao sexo, idade, cor ou situação familiar, salvo quando a natureza da atividade a ser exercida assim o exigir”. Em caso de descumprimento à Lei será cobrada multa de 500 reais, e, em caso de reincidência o valor será cobrado em dobro.

De acordo com o autor da proposta, deputado federal Júlio Campos (DEM/MT), a Constituição Federal garante a democracia e a igualdade dos direitos individuais e coletivos.

“É inadmissível que ainda aconteça em pleno século XXI, verdadeiras aberrações de discriminação a pessoas em anúncios de empregos. A nossa Constituição Federal, em seu art. 5º, estabeleceu a igualdade entre todos, sem distinção de qualquer natureza – importante proteção dos direitos individuais e coletivos. No que tange às relações de trabalho, tal previsão de igualdade é muito bem regulamentada por diversos artigos da nossa Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)”, defende Júlio Campos.

Tramitação - A proposta está sujeita a apreciação em Plenário em regime de Prioridade.

da Assessoria

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760