07 de Julho de 2025
07 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
07 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 24 de Abril de 2016, 16:36 - A | A

Domingo, 24 de Abril de 2016, 16h:36 - A | A

Integração

Governador de MT reforça compromisso por trabalho conjunto com país vizinho

Mato Grosso e Santa Cruz tem muito a ganhar com a integração comercial entre os dois territórios

Redação com Gcom/MT

Em ato público na noite des sábado (23.04) o governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que o governo de Mato Grosso está comprometido com o desenvolvimento da região Centro-Oeste da América do Sul. Para Taques, Mato Grosso e Santa Cruz tem muito a ganhar com a integração comercial entre os dois territórios.

Taques avalia que este é um momento de oportunidade e que precisa ser bem aproveitado. Para ele, o comprometimento dos dois governadores com a integração entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra mostra um momento de transformação. “Para nós mato-grossenses e brasileiros é uma oportunidade muito grande estarmos aqui e construirmos esse laço”, disse. 

O governador avalia que a Caravana da Integração mostra que Mato Grosso quer chegar mais rapidamente ao Pacífico. “Por isso, trouxemos na caravana professores das nossas universidades, entidades de classe, federações, representantes do comércio e da classe política. Nós temos a esperança de que essa interligação asfáltica irá se concretizar. Viemos de longe, mas nossos corações estão ligados com Santa Cruz”, completou.

Para o governador do Departamento Autônomo de Santa Cruz, Ruben Costas Aguilera, o momento é histórico e uma oportunidade ímpar para que a Bolívia também tenha uma ligação bioceanica. Destacou que o governo está determinado a convencer as autoridades locais sobre a importância da pavimentação do trecho entre San Matias e San Ignácio de Velasco. 

Estudantes de medicina - Taques também teve um encontro com estudantes que cursam medicina na Bolívia. Ao governador, o grupo de 20 pessoas pediu a colaboração para que a Unemat possa fazer intercâmbio com as universidades do país vizinho. 

Segundo eles, atualmente só é possível exercer a profissão no Brasil após o exame Revalida ou do Mais Médicos, mas a Bolívia não se encaixa nos critérios por conta do baixo número de médicos por habitantes. No entanto, as universidades podem promover o intercâmbio ou mesmo aceitar transferência de alunos que estão no fim do curso. 

O aluno do oitavo semestre do curso de medicina, Gustavo Vasconcelos, que mora em Santa Cruz de La Sierra, acredita que é importante que a Unemat abra as portas aos alunos mato-grossenses tendo em vista a necessidade do estado. 

“A nossa grande dificuldade é a revalidação do diploma e a Unemat seria uma porta aberta para nós depois de formados para poder atuar no Brasil, ajudando o nosso estado de Mato Grosso que depende muito da mão de obra médica”, afirmou o aluno. 

O deputado federal Ezequiel Fonseca lembrou que este é um problema antigo e que o Congresso Nacional tem debatido a questão e acredita que as universidades devem abrir as portas a esses alunos que estudam no exterior. “A verdade é que nós temos 20 mil estudantes distribuídos pela Bolívia. Por isso, quero agradecer o Governo do Estado por atender os alunos e ter o compromisso de buscar ajuda para resolver o problema”, salientou.

O deputado nacional da Bolívia Gustavo Serrano Ossorio ajuda os alunos brasileiros a buscar uma solução para o problema e também em questões cotidianas. Para ele, a reunião foi significativa em busca de avanços. Destacou que continuará auxiliando os alunos brasileiros e que são bem-vindos no país.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760