O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pediu nesta terça-feira (05.08) que a Argentina articule a aplicação da cláusula democrática do Mercosul contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em razão da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada na segunda-feira (04).
Em vídeo publicado nas redes sociais, Eduardo também apelou à União Europeia para que siga o exemplo dos Estados Unidos, impondo sanções ao magistrado por supostas violações de direitos humanos. Recentemente, o governo norte-americano anunciou restrições financeiras a Moraes com base na Lei Magnitsky, citando abuso de poder.
Segundo Eduardo, o Brasil “cruzou a linha” ao prender Bolsonaro, alegando que a decisão foi arbitrária e sem respaldo legal. “A Justiça brasileira virou uma ditadura judicial disfarçada de democracia”, disse, acrescentando que seu pai foi alvo de perseguição por liderar manifestações contra o atual governo.
“O que está em jogo não é só o Brasil, mas o futuro da América do Sul”, afirmou o parlamentar, que alertou para o risco de o continente se transformar em uma “nova Venezuela”. Ele convocou a comunidade internacional a não normalizar a situação e a se posicionar em defesa da liberdade.
“Vamos lutar até o fim, o quanto for necessário. Para a liberdade, para a verdade, para o Brasil: nós vamos vencer”, concluiu.
(POR) Minha mensagem para o mundo livre. Peço, humildemente, compartilhar.
— Eduardo Bolsonaro???????? (@BolsonaroSP) August 5, 2025
(ENG) My message to the free world. I ask you, humbly, to share it. pic.twitter.com/BrlNfHsI4J
Leia Também - Tarcísio critica prisão de Bolsonaro e diz que democracia está sendo ameaçada
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).