O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou duramente a decisão que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em manifestação nas redes sociais nesta terça-feira (05.08), Tarcísio afirmou que a medida é "um absurdo" e representa um avanço contra garantias individuais no país.
“Cada um de nós brasileiros, de bem, que acredita na liberdade, na democracia e na justiça, está sendo punido”, escreveu. Para o governador, Bolsonaro “foi julgado e condenado muito antes de tudo começar” e está sendo responsabilizado por “uma tentativa de golpe que não aconteceu, um crime que não existiu e acusações que ninguém consegue provar”.
A fala ocorre um dia após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretar a prisão domiciliar de Bolsonaro no âmbito das investigações que apuram suposta articulação para reverter o resultado das eleições de 2022 por meios ilegais. A decisão inclui uso de tornozeleira eletrônica e proibição de contato com outros investigados.
Tarcísio questionou os efeitos da operação e o papel das instituições na escalada da crise política. “Vale a pena acabar com a democracia sob pretexto de salvá-la?”, perguntou. “Já passou da hora das instituições tomarem iniciativas para desescalar a crise, acabarem com uma disputa que resulta em soma zero, que mostra incapacidade de resolver e mediar conflitos.”
Aliado de Bolsonaro desde o governo federal, o governador de São Paulo já havia se posicionado em outras ocasiões contra decisões do STF. Agora, ele amplia o tom ao sugerir que a atual condução do processo judicial afeta não apenas o ex-presidente, mas todos os que compartilham de sua visão política.
“Não vão calar esse movimento. Força, presidente. Estamos com você”, finalizou Tarcísio, em mensagem de apoio direto ao ex-presidente. A declaração repercutiu imediatamente entre lideranças políticas, principalmente em setores da oposição que veem risco de ruptura institucional nas críticas recorrentes ao Judiciário.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).