O presidente da Câmara de Várzea Grande, vereador Wanderley Cerqueira (MDB), cobrou nesta terça-feira (20.05) do governador Mauro Mendes (União Brasil) a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município.
Durante entrevista à imprensa, Cerqueira reconheceu os investimentos do Governo do Estado na saúde, como as obras do Hospital Central e do novo prédio do Júlio Müller, mas reforçou a necessidade de atenção emergencial para a realidade local de Várzea Grande.
“Quando um médico dá o laudo dizendo que o paciente precisa de uma UTI, às vezes não dá tempo de esperar 24, 48 ou 72 horas. É preciso investir mais em leitos de UTI. Estamos com poucos respiradores e monitores”, afirmou o parlamentar.
Segundo ele, a situação no Pronto-Socorro (PSVG) é crítica. “Em uma visita recente, encontrei apenas quatro respiradores, e um estava quebrado. Na visita seguinte, já havia oito. Acredito que a prefeita consertou um e comprou mais quatro. Mas ainda é pouco. São os respiradores e monitores que salvam vidas", salientou Cerqueira.
Em relação ao possível fechamento do Hospital Estadual Santa Casa, o parlamentar afirmou que é contra o fechamento, alegando que a unidade de saúde é uma referência não apenas para Várzea Grande, mas para todo o Estado de Mato Grosso.
“Não pode fechar a Santa Casa. Temos que analisar essa situação com muito carinho. Sei que está prestes a ser inaugurado o Hospital Central, o Albert Einstein, que será um grande hospital com muitos leitos, mas acredito que ainda podemos e devemos aproveitar a estrutura da Santa Casa”, declarou Cerqueira.
Questionado sobre o envolvimento de Várzea Grande na discussão, o vereador destacou que o município também será impactado e precisa estar atento à situação. Ele ressaltou ainda que a articulação deve partir, principalmente, dos parlamentares estaduais.
“Essa é uma briga que envolve o governador Mauro Mendes e os deputados. Quem deve lutar pela permanência da Santa Casa são os nossos deputados, os representantes de Várzea Grande, que conhecem o peso que o município tem no sistema de saúde. A Santa Casa é uma parceira que tem ajudado muito a população várzea-grandense”, reforçou.
Leia matéria relacionada - Hospital Santa Casa pode virar unidade regional, diz deputado
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).