19 de Maio de 2025
19 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
19 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 16:22 - A | A

Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 16h:22 - A | A

solução regional

Hospital Santa Casa pode virar unidade regional, diz deputado

Dr. João disse que a proposta é interessante e pode representar uma solução regional

Gislaine Morais & Angelica Gomes/VGN

O deputado estadual Dr. João (MDB) afirmou, após o encerramento da audiência pública que discutiu o futuro do Hospital Estadual Santa Casa, realizada na manhã desta segunda-feira (19.05), que o encontro foi produtivo e evidenciou a urgência de ações concretas por parte do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). 

“Acho que a audiência foi muito boa e deve repercutir no Palácio Paiaguás. Provavelmente, seremos chamados para uma conversa mais aprofundada, e isso é positivo”, destacou o parlamentar.

Questionado quais propostas foram debatidas durante a audiência e qual a mais viável, Dr. João destacou a sugestão do deputado Lúdio Cabral (PT). Segundo ele, a proposta é interessante e pode representar uma solução regional.

“O deputado Lúdio mencionou que a Prefeitura de Cuiabá talvez não tenha condições de executá-la, mas precisamos ouvir o prefeito Abílio Brunini (PL). São 13 municípios na baixada cuiabana, e essa proposta pode contemplar a todos”, avaliou.

A proposta do petista prevê que o Estado mantenha o contrato de gestão da Santa Casa, mas que a administração seja assumida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC). O objetivo é transformar a unidade em um hospital regional para atender toda a baixada cuiabana. A ideia também busca assegurar que, mesmo com a inauguração do novo Hospital Central, nenhum serviço, equipamento ou estrutura da Santa Casa seja retirado.

Ainda em relação ao debate, segundo Dr. João, os participantes conseguiram apresentar um diagnóstico claro da situação enfrentada por pacientes oncológicos no Estado, incluindo a falta de estrutura, carência de exames e o risco de interrupção nos tratamentos.

“Muitos não terão condições de continuar o tratamento. Falei, por exemplo, sobre a biópsia, que é essencial para identificar se o tumor é benigno ou maligno. Hoje, o Hospital de Câncer não tem condições mínimas de atendimento. A própria diretoria nos pediu uma visita urgente, pois não há sequer um pronto-atendimento adequado. Pacientes de todo o Estado, quando passam mal, não têm onde ser atendidos”, relatou.

O parlamentar defendeu que a Secretaria Estadual de Saúde, a Assembleia Legislativa e o Poder Executivo devem tratar a oncologia com mais seriedade. “Hoje é com o outro, amanhã pode ser conosco. Crianças em quimioterapia, mulheres com câncer de mama, homens com câncer de próstata… Os números são alarmantes”, alertou.

 

Ainda de acordo com Dr. João, o próximo passo é aguardar a posição oficial do Governo do Estado. O deputado informou que questionou o colega Paulo Araújo (PP) se ele tinha ideia do plano B do governo, e o plano B não chegou aqui, então ele não sabe e vamos tentar correr atrás para descobrir.

Sobre a possibilidade de realização de uma nova audiência pública, Dr. João descartou. “A princípio, não. Acredito que, a partir desta audiência, haverá mais diálogo. Temos que pensar na população, que precisa de vagas, UTI, cirurgias… tudo isso era feito na Santa Casa e precisa continuar sendo feito. Temos que pensar no povo”, concluiu.

Leia matéria relacionada - Deputado critica comissão do governo sobre Santa Casa: "Acho que temos opinião, né?

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760