21 de Julho de 2024
21 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 02 de Março de 2023, 08:25 - A | A

Quinta-feira, 02 de Março de 2023, 08h:25 - A | A

almt

Botelho defende mudança no Código Penal e afirma que atual legislação deixam policiais "enxugando gelo"

Conforme o parlamentar, o conceito de menor potencial ofensivo atrapalha a segurança e o trabalho da polícia

Giovanna Bitencourt & Kleyton Agostinho/VGN

O presidente da Assembleia Legislativa (AL/MT), Eduardo Botelho (União), disse em entrevista ao nessa quarta-feira (1º.03), que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MT) vem fazendo um ótimo trabalho com os policiais estaduais, mas, segundo ele, é preciso fazer uma mudança no Código Penal para que as pessoas que cometem crimes continuem presas, cumprindo a pena no tempo certo.

Conforme o parlamentar, o conceito de menor potencial ofensivo atrapalha a segurança e o trabalho da polícia, que, segundo ele, fica "enxugando gelo", pois prendem criminosos e são soltos no mesmo dia.

“A polícia vem fazendo um bom trabalho no Estado, o problema são algumas das nossas leis. As pessoas são presas hoje e tem aquilo de menor potencial ofensivo, onde ela é presa duas, três, quatro, cinco vezes, sendo solta no mesmo dia. Não entendo como é considerado baixo potencial se a pessoa já roubou duas, três vezes. Tem que mudar o Código Penal, porque não dá. A polícia fica fazendo papel de enxugar gelo, prender e dois dias depois está solto”, afirmou Botelho.

Eduardo Botelho ainda mencionou que é preciso mudar o Código Penal para ajudar os policiais a desempenharem um trabalho mais eficaz, e aponta que deputados federais e senadores podem envidar esforços no Congresso para tentar essa mudança.

“Nós temos uma polícia eficaz, os homicídios caíram, mas a quantidade de furtos ainda é grande. E para diminuir isso, tem que manter essas pessoas presas. Mas, tem gente que vai preso e sai no mesmo dia. Precisamos mudar isso, e é um apelo que eu faço aos nossos deputados federais e aos nossos senadores para envidar esforços no Congresso para fazer uma mudança no Código Penal”, finalizou.

Leia também - Marido que perdeu esposa gestante em acidente morre 14 dias depois em hospital de MT

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760