03 de Julho de 2025
03 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
03 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 17 de Junho de 2023, 09:45 - A | A

Sábado, 17 de Junho de 2023, 09h:45 - A | A

mudança urgente

Botelho critica Banco do Brasil e cobra mudanças: “Só rico consegue financiamento, pobre não tem vez”

Botelho disse que Banco do Brasil está funcionando hoje como uma espécie de banco privado visando apenas lucro

Lucione Nazareth & Kleyton Agostinho/VGN

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), cobra uma mudança urgente por parte do Governo Federal na gestão do Banco Brasil, principalmente em relação aos programas de financiamentos, que segundo parlamentar, atualmente beneficia apenas os “barões do agronegócio” e deixam de lado os pequenos produtores.

A declaração do deputado ocorreu durante a plenária estadual do PPA Participativo do Governo Federal, realizada na última quinta-feira (15.06), na Assembleia Legislativa.

Botelho declarou ser preciso que o Governo mude urgentemente o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), investimento agropecuário gerenciado pelo Banco do Brasil. Segundo o deputado, o fundo hoje só é liberado apenas para o setor do agronegócio, sendo travado pedidos em relação a pequenos produtores rurais, principalmente aqueles oriundos da agricultura familiar.

“O Banco do Brasil tem o FCO, sendo que ele tem que mudar de nome. Se ficar do jeito que está, terá que chamar: Fundo para os ricos! Porque só os ricos que pegam. Os pequenos nem chegam perto, não conseguem ter acesso. Então tem que mudar isso”, disse Botelho.

O parlamentar defende que o programa de investimento agropecuário deve ser liberado para todos do setor, e não fique direcionado apenas ao público específico, ajudando desta forma no financiamento de negócios da agricultura familiar em Mato Grosso, beneficiando assim milhares de famílias.

“Tem que chamar do Fundo de Financiamento do Centro-Oeste para quem realmente precisa. Aqueles que precisam mesmo. O agro não precisa de investimento hoje. O dinheiro está sobrando. Agora onde precisa não tem vez no Banco do Brasil. O banco fecha porta para os pequenos e só abre as portas para ricos. Eles agem como se fosse um banco privado mesmo que só visa lucro. Os grandes chegam lá e mandam no banco e o pequeno não tem vez”, finalizou.

Leia Também - PPA Participativo: Lúdio diz que Lula inova ao realizar plenárias estaduais para ouvir população

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760