01 de Maio de 2024
01 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 16:51 - A | A

Terça-feira, 19 de Junho de 2018, 16h:51 - A | A

Concessão Aeroporto

Bancada de MT quer discutir concessão dos Aeroportos do Estado, mas não comparece à audiência

Adriana Assunção/VG Notícias

VG Notícias

audiência

 

A audiência para discutir a concessão de cinco Aeroportos em Mato Grosso, incluindo o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, na tarde desta terça-feira (19.06), no Hotel Hit’s Pantanal, não despertou interesse dos representantes políticos que marcaram o evento.

Apesar do convite para a audiência pública contar com os nomes dos deputados Adilton Sachetti (PRB) e Vitório Galli (PSL), e dos senadores Welligton Fagundes (PR) e José Medeiros (Pode), somente o republicano (Fagundes) compareceu. Já o governador Pedro Taques (PSDB), informou por meio do secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Duarte que não iria ao debate com a sociedade. Quem também não compareceu foi à prefeita Lucimar Campos (DEM) - no ato ela foi representada pelo secretário de Governo de Várzea Grande, Cesar Miranda.

O secretário da Sinfra, Marcelo Duarte, afirmou acreditar que a concessão trará investidores internacionais e melhor qualidade na prestação de serviço. “O Estado com certeza vai ganhar com a experiência, uma vez que os melhores aeroportos estão fora do Brasil, eles podem trazer investidores e investimentos, com certeza o aeroporto será uma porta de entrada para muito mais investimentos. Um aeroporto moderno em Cuiabá/Várzea Grande com voos internacionais, com segurança com conforto, com certeza irá atrair não só turista, mas também investidores”, afirmou.

Duarte ressaltou ainda, que a concessão é uma “luta” antiga do governador Pedro Taques, segundo ele, a expectativa do Governo do Estado é que até dezembro o leilão seja realizado.

“A estimativa é que até dezembro o leilão seja realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, coroando uma estratégia que começou lá atrás, quando o governador fez a proposta audaciosa de criar um lote de aeroportos, só de Mato Grosso”, destacou.

No evento, o senador Welligton Fagundes também declarou ser “padrinho da proposta”. Segundo ele, foi o relator da primeira proposta de concessão no Brasil.

“É uma luta que a gente vem trabalhando há muito tempo, eu fui o relator da política Nacional de Aviação Civil e naquela época nós já indicávamos esse caminho, a possiblidade de fazer esse primeiro lote de concessão no Brasil, porque vamos fazer em bloco, ou seja aqui, Várzea Grande/ Cuiabá e também os do interior, Rondonópolis, Barra do garças, Sinop e Alta Floresta, isso vai ser uma experiência que eu tenho certeza que vai dar certo, porque quem ganhar vai ter o interesse de fazer a Viação Regional funcionar, com isso vamos integrar mais o nosso Estado”.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o objetivo da audiência será recolher sugestões da sociedade a respeito do edital e do contrato de concessão.

Ao todo, o Governo do Estado espera que a empresa vencedora invista cerca de R$ 800 milhões, durante 30 anos das novas concessões à iniciativa privada. Após audiência pública o modelo apresentado para a concessão será avaliado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760