Na sessão da Câmara de Vereadores de Várzea Grande dessa terça-feira (20.05), a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda, responsável pelos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no município, foi mais uma vez questionada pelo atraso e instabilidade nos dias de coleta de lixo. Após queixa de dois vereadores, o presidente da Câmara, Wanderley Cerqueira (MDB), deu ultimato de 60 dias para a empresa se regularizar.
“Vamos tomar uma posição mais dura. Daremos 60 dias para a Locar, a contar a partir de hoje, se em 60 dias eles não se enquadrarem, suspenderemos o contrato”, afirmou Cerqueira.
O presidente afirmou que a Casa precisa tomar uma providência, mesmo que a cidade se torne um “caos de lixo”.
“Temos que tomar uma posição quanto a empresa Locar. Suspender o contrato da Locar vai virar um caos a cidade de lixo, mas se a prefeita Flávia Moretti (PL) não tomar uma posição, nós vamos tomar uma atitude mais drástica”, disse.
Há reclamações de moradores de diversos bairros de Várzea Grande sobre a falta de dias específicos para a passagem dos caminhões de coleta.
Segundo moradores, antigamente, nos bairros o recolhimento do lixo era de duas a três vezes por semana. Hoje, é uma vez ou a cada 15 dias e em dias alternados.
Como é o caso do bairro São Mateus, o recebeu uma denúncia, sobre a situação na rua Cerrado. Rosilda da Costa está se queixando que a coleta não realiza o recolhimento há mais de 15 dias. De acordo com ela, o mau cheiro e as moscas se tornam mais do que incômodas.
“Mais de 15 dias que o lixeiro não passa para coletar o lixo, a casa da gente enchendo de bicho. A casa fica podre, fedendo a carniça”, se queixou Rosilda.
Outro lado
A reportagem do solicitou um posicionamento da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, e eles disseram que o contrato com a empresa Locar Saneamento Ambiental está vigente e em pleno funcionamento. Casos pontuais de falha na coleta devem ser comunicados diretamente à Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, por meio do WhatsApp (65) 98117-9054, com o envio da localização exata e, se possível, uma foto da situação.
A partir desse registro, o setor responsável entra em contato com a empresa para cobrar a regularização e, em seguida, responde diretamente ao morador ou à comunidade afetada.
O também solicitou um posicionamento da Locar Saneamento Ambiental sobre as queixas de atraso e até o momento, não obtivemos retorno. O espaço permanece aberto para manfiestação.
Atualizado às 15:47
A assessoria da Locar Saneamento Ambiental foi até o local da denúncia da moradora e gravaram imagens georeferenciadas do bairro São Mateus e da rua moradora e as imagens constataram que o lixo na lixeira da moradora era recente e que a coleta está regular no bairro.
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