Prestes a assumir a Presidência estadual do MDB, a deputada estadual Janaina Riva defendeu que o deputado Juca do Guaraná comande o diretório provisório do partido em Cuiabá. A afirmação foi feita nesta semana, em meio à indefinição sobre a organização da sigla na Capital.
Segundo Janaina, não há diretório formalmente constituído na cidade, o que torna a capital uma das prioridades da nova gestão. Ela também admitiu dificuldades para montar uma chapa para dirigir a sigla. “Cuiabá não é diretório, poderia ter sido, mas nunca fizeram convenção para isso. É, sem dúvidas, uma das provisórias que mais preocupa o partido. Gostaria muito que o Juca do Guaraná comandasse o diretório provisório da capital”, declarou a parlamentar.
A eleição da nova diretoria estadual do MDB está marcada para 21 de agosto, mesma data em que Janaina deve assumir oficialmente a Presidência do partido. Ela já adiantou que pretende alinhar o MDB com a direita em Mato Grosso e manter distância do Governo Federal, o que contraria a posição do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB), o Emanuelzinho, aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Emanuelzinho está em tratativas para migrar ao PSD, partido ao qual tem se aproximado nos últimos meses. Janaina classificou esse movimento como natural. “Não considero uma queda de braço. O que vejo é que eles têm outro projeto junto ao PSD, o que é legítimo. Chamamos o Emanuelzinho para a pré-convenção, mas ele não compareceu. Uma vez que não estiveram lá, não posso fazer debate com eles pela imprensa”, afirmou.
A relação entre as famílias Riva e Pinheiro também pesa nos bastidores. A rivalidade remonta ao rompimento político entre José Riva e Emanuel Pinheiro em 2020, marcado por acusações públicas e denúncias de corrupção.
Leia também: Presidente da AMM sai em defesa de Janaina: “É a vez dela no MDB”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).