O deputado e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), confirmou, na manhã desta quarta-feira (07.05), em entrevista à imprensa, que há consenso entre os parlamentares sobre a necessidade de ampliar o número de cadeiras no Legislativo estadual.
Questionado sobre o impacto financeiro da mudança, o parlamentar foi direto: “Muda bastante. O bolo orçamentário não é pequeno, mas terá que ser dividido ainda mais”, explicou.
Contudo, segundo ele, a proposta visa garantir representação a municípios que ainda não contam com um deputado estadual eleito. “Todos os colegas são favoráveis. A ideia é ampliar para contemplar regiões que hoje não têm voz direta aqui na Casa”, afirmou.
Dr. João não soube precisar quantas novas vagas seriam criadas, mas estimou que o número pode variar. “Tem hora que falam em duas; hoje, alguém me disse que seriam quatro. Depois, disseram que vai para 30; aí seriam seis. Mas eu acredito que serão duas”, declarou.
A ampliação do número de cadeiras está prevista em um projeto já aprovado na Câmara dos Deputados, que trata do aumento no número de representantes tanto no Congresso Nacional quanto nas Assembleias Legislativas. A nova configuração deve entrar em vigor a partir de 2027.
Leia matéria relacionada - Assembleia de Mato Grosso terá seis novos deputados a partir de 2027
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).