O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), declarou nesta quinta-feira (02.10) que, embora a legislação não o obrigue a transferir o cargo em casos de afastamento de até 15 dias, permitirá que a vice-prefeita Vânia Rosa (Novo) assuma interinamente a Prefeitura durante sua viagem oficial aos Emirados Árabes Unidos e à China, programada para o período de 27 de outubro a 10 de novembro.
Segundo Abilio, a medida será adotada para valorizar o mandato compartilhado com a vice e também para reforçar a imagem de que não há atrito entre os dois. “Como todos sabem, não há uma obrigação de transferência de cargo em caso de 15 dias só de vacância. Mas acredito que é muito oportuno que a Vânia assuma esse espaço, que faça a contribuição dela como prefeita da cidade. Isso também mostra que não temos atrito, como muitas vezes se coloca na imprensa. Eu e ela temos um bom relacionamento”, afirmou.
A viagem de Abilio foi motivada por um convite da Embaixada dos Emirados Árabes, que selecionou 15 prefeitos brasileiros para participar da Expo City de Dubai, um encontro internacional que reunirá gestores de diferentes países para debater iniciativas de desenvolvimento urbano e oportunidades de negócios. O prefeito explicou que todos os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação serão custeados pela embaixada.
“Fiquei surpreso, achei que seria uma caravana muito maior, mas foram apenas 15 prefeitos do Brasil convidados. Acredito que a escolha tenha levado em conta algumas medidas que estamos tomando em Cuiabá para buscar alternativas de economia e novos investimentos. Vamos fazer uma apresentação sobre a cidade e mostrar que Cuiabá está aberta para receber investidores”, disse.
Durante a permanência em Dubai, Abilio também acompanhará parte da missão oficial do Governo do Estado à China, que ocorrerá no intervalo do evento internacional. Segundo ele, ainda não há confirmação se o governador Mauro Mendes (União) ou o vice Otaviano Pivetta (Republicanos) estarão à frente da comitiva, mas a ideia é que a gestão municipal some esforços ao grupo de Mato Grosso.
Indagado se deixará recomendações específicas à vice-prefeita, Abilio afirmou que não considera necessário, uma vez que os secretários têm autonomia para conduzir suas pastas. “Os secretários já sabem o que precisam fazer. Eles têm autonomia e tocam as pastas com tranquilidade. Acredito que Vânia vai aproveitar esses 15 dias para se inteirar ainda mais, conversar com vereadores, alinhar com os secretários e participar das decisões do dia a dia”, ressaltou.
O prefeito adiantou que sua apresentação em Dubai dará ênfase à expansão da construção civil em Cuiabá, setor que, segundo ele, desperta interesse dos Emirados Árabes. “Eles são grandes investidores nessa área, assim como em combustíveis e câmbio internacional. Vamos mostrar o momento de crescimento da nossa cidade e reforçar que, apesar dos transtornos das obras em andamento, dentro de dois anos teremos mais fluidez e valorização imobiliária, especialmente com a conclusão do Bus Rapid Transit (BRT)”, completou.
Leia também - Sinfra anuncia novo prazo para BRT na avenida CPA, mas obra segue sem previsão final
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).