02 de Outubro de 2025
02 de Outubro de 2025

Editorias

icon-weather
02 de Outubro de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025, 11:45 - A | A

Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025, 11h:45 - A | A

novembro

Sinfra anuncia novo prazo para BRT na avenida CPA, mas obra segue sem previsão final

Marcelo ressaltou ainda que outras etapas do projeto estão em andamento.

Gislaine Morais & Angelica Gomes/VGN

O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra), Marcelo Padeiro, acompanhou na manhã desta quinta-feira (02.10) o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sergio Ricardo, em mais uma vistoria às obras do Bus Rapid Transit (BRT), na avenida Historiador Rubens de Medonça, a popular avenida do CPA, em Cuiabá. O acompanhamento, que começou em frente à Secretaria de Fazenda (Sefaz), faz parte de uma série de fiscalizações determinadas pelo acordo extrajudicial firmado entre o Governo do Estado e o TCE em março deste ano, e que se estende por diferentes pontos da Capital.

Durante a inspeção, Marcelo explicou que as frentes de trabalho da Sinfra foram iniciadas no sentido centro/CPA como forma de evitar congestionamentos mais pesados no lado oposto da avenida. Segundo ele, essa estratégia permitiu liberar pistas no trecho mais movimentado, o que garante maior fluidez do tráfego mesmo com a execução das obras.

“Como aqui está livre, com várias pistas abertas, e no outro lado há um afunilamento muito grande, nós optamos por começar de lá para cá. Acredito que segunda-feira (06) já iniciamos a concretagem. Vamos avançar de 100 a 150 metros por dia e, em cerca de 15 dias. Já estamos com a base totalmente pronta, compactada e feita. Em até 30 dias este trecho entre a Sefaz e a Defensoria Pública deve ser entregue, no máximo até os primeiros 10 dias de novembro”, afirmou o secretário.

As intervenções no local incluem a construção das bases do corredor exclusivo e a adaptação do viaduto existente, por onde passarão dois ônibus simultaneamente. De acordo com Marcelo, o estreitamento causado pelos pilares da estrutura exigiu ajustes no projeto, mas a circulação não será prejudicada. Além disso, as estações de parada já estão previstas para o entorno do viaduto, o que deve facilitar o embarque e desembarque de passageiros.

Marcelo fez questão de destacar a importância da atuação conjunta do TCE para dar celeridade ao processo. Segundo ele, o apoio do conselheiro Sergio Ricardo foi determinante para que a Sinfra conseguisse concluir as etapas licitatórias dentro do prazo e iniciar as obras sem a burocracia de constantes postergações.

“O tribunal nunca deixou de nos apoiar. Foi uma orientação firme do TCE para que fizéssemos os processos licitatórios com rapidez e segurança. Isso evitou atrasos e garantiu que a obra começasse no tempo certo”, ressaltou.

Além do avanço na avenida CPA, o secretário informou que o mesmo consórcio vencedor da licitação vai iniciar, em até 15 dias, um trabalho de drenagem no entorno do Shopping Popular. Ele lembrou que a região sofre há anos com alagamentos que chegam a um metro de altura nos períodos de chuva, e disse que a intervenção deve ser realizada por método não destrutivo, trazendo reflexos positivos já neste período chuvoso.

Marcelo também mencionou obras paralelas sob responsabilidade da concessionária Águas Cuiabá, que, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura, executa serviços de drenagem em pontos críticos da Capital, como na avenida Mato Grosso e na região da Prainha. Segundo ele, enquanto a concessionária cuida desses trechos, o Governo do Estado atua no eixo da avenida CPA e em outros corredores do BRT.

O secretário destacou ainda que as obras da avenida Fernando Corrêa da Costa estão em processo licitatório. O pacote inclui a construção de estações, terminais e a integração do sistema em Cuiabá e Várzea Grande. A previsão, de acordo com Marcelo, é lançar até dezembro (2025) ou janeiro (2026) a licitação do tramo Coxipó, que englobará arruamento, terminais, estações e uma ponte sobre o rio Coxipó.

Indagado se a estrutura do viaduto originalmente projetado para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Fernando Corrêa, será aproveitada no novo modal, Marcelo respondeu que sim. “Deus queira que sim, a ideia é utilizar aquela estrutura”, disse.

Ao final da inspeção, Marcelo reforçou o compromisso da Sinfra em entregar o primeiro trecho do BRT na avenida CPA ainda este ano. “Nosso prazo é de 30 dias para liberar esse trecho até a Defensoria. Com fé em Deus, em novembro entregaremos essa parte sem nenhuma preocupação”, concluiu.

Leia também - DAEVG homologa processo seletivo com lista de classificados; confira

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760