O prefeito de Cuiabá, Abilio Bruni (PL), em entrevista à imprensa na manhã dessa quinta-feira (22.05), se manifestou favorável à proposta que prevê a unificação das eleições no Brasil e o fim da reeleição para cargos executivos. A medida, em discussão no Senado Federal, propõe mandatos mais longos — de até cinco anos — para prefeitos, governadores e o presidente da República.
"Acho que a unificação das eleições é importante. Eleições de dois em dois anos prejudicam muito a gestão. É o tempo todo tratando de assuntos eleitorais, e isso acaba desviando o foco das resoluções que a cidade e o estado realmente precisam", declarou o prefeito.
Sobre as especulações de que poderia permanecer até nove ou dez anos no cargo, caso seja reeleito e a nova regra passe a valer a partir de 2027, o prefeito foi cauteloso: "Acho que essa lei só vai passar a valer mesmo a partir de 2030 ou 2034. Não me afeta diretamente, mas mesmo assim apoio a mudança".
Ele também comentou o andamento do projeto: "Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Agora segue para o plenário. Espero que seja aprovado", frisou.
Questionado sobre uma possível candidatura à reeleição em Cuiabá, o prefeito desconversou: "Isso é para pensar mais para frente. No momento, estou tentando sobreviver a este mandato”, finalizou Abilio Brunini.
Leia matéria relacionada - CCJ do Senado aprova redução de mandato para 5 anos e fim da reeleição no Executivo
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).