A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (05.08) a Operação Narcoimperium, com foco na desarticulação de uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. As ações foram realizadas nos municípios de Brasnorte (579 km de Cuiabá) e Tangará da Serra (239 km da capital), ambos no interior de Mato Grosso.
Cerca de 30 agentes federais cumpriram quatro mandados de prisão temporária, seis de busca e apreensão e ordens de sequestro de bens avaliados em aproximadamente R$ 7,5 milhões. As determinações judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso.
A operação é um desdobramento da Operação Catrapo, que revelou a estrutura de uma facção criminosa transnacional com alta capacidade logística e financeira, especializada no transporte aéreo de grandes volumes de entorpecentes.
Durante as investigações, a Polícia Federal comprovou que os envolvidos adquiriram uma aeronave interceptada e abatida pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 2021, em Brasnorte, quando transportava cerca de 300 quilos de cocaína.
Segundo a PF, a estratégia da operação segue diretrizes voltadas à descapitalização patrimonial das organizações criminosas, com foco na prisão de lideranças e na apreensão de bens diretamente ligados às atividades ilegais.
Os investigados poderão responder por organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. As investigações continuam em andamento.
Leia também - Idosa morre após queda de escada com facão em Cuiabá
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).