Um homem acusado de tentar matar a ex-companheira a facadas foi preso nesta terça-feira (05.08), em Várzea Grande, durante a Operação Shamar, realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso. O crime ocorreu em maio deste ano e, desde então, o suspeito estava foragido. Ele foi localizado após semanas de investigação.
Segundo a delegada Paula Gomes Araújo, da Delegacia da Mulher em Várzea Grande, o agressor desferiu diversas facadas contra a ex-companheira, que sobreviveu ao ataque. A filha da vítima também ficou ferida ao tentar protegê-la. “O inquérito foi finalizado, o Ministério Público ofereceu denúncia por tentativa de feminicídio, e agora ele responderá preso”, afirmou a delegada.
A prisão integra um conjunto de medidas da Operação Shamar, deflagrada como parte das ações do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande. Quatro mandados foram executados em Várzea Grande, incluindo um por descumprimento de medida protetiva.
Durante a ação, policiais apreenderam duas armas de fogo com um dos suspeitos e celulares utilizados para ameaçar e chantagear vítimas. Alguns dos alvos da operação são investigados por armazenar e divulgar imagens íntimas com o objetivo de pressionar emocional ou financeiramente as mulheres, prática conhecida como revenge porn.
A delegada Judá Maali, da Delegacia da Mulher de Cuiabá, destacou que o foco principal foi o cumprimento de mandados contra agressores que violaram medidas judiciais. “A ação foi muito exitosa. Prendemos indivíduos que ameaçavam as vítimas ou continuavam com comportamentos abusivos mesmo após determinação judicial”, declarou. A operação mobilizou cerca de 80 policiais civis nas duas cidades.
Leia matéria relacionada: Operação mira autores de violência doméstica em Cuiabá e VG
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).