A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira (05.08), a Operação Shamar, voltada ao enfrentamento à violência doméstica e familiar. Foram cumpridos 24 mandados judiciais nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, sendo 13 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão contra suspeitos de crimes praticados contra mulheres.
A operação faz parte de uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, no âmbito da campanha Agosto Lilás, que marca os 19 anos da promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).
As ordens judiciais foram expedidas pelas Varas Especializadas de Violência Doméstica das Comarcas de Cuiabá e Várzea Grande, com base em investigações conduzidas pelas unidades da Polícia Civil. Os alvos são investigados por crimes como agressão física, ameaça, descumprimento de medidas protetivas e outros delitos contra mulheres.
Participaram da operação equipes da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá e da Delegacia da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande.
O plano de ação da Operação Shamar prevê a intensificação das diligências até o dia 4 de setembro, com ações previstas em todos os municípios do Estado. A estratégia tem como objetivo aumentar a efetividade no cumprimento de mandados e reforçar o combate à violência de gênero.
O nome da operação vem do hebraico “shamar”, que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar”, refletindo o propósito central da iniciativa: proteger mulheres em situação de vulnerabilidade e responsabilizar os agressores.
Leia também - Delegado sobre empresários presos: "Resolveram se aventurar nesse roubo malsucedido"
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).