A secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) e presidente da Comissão de Seleção, Karina Amorim Sampaio Costa votou por manter suspensa a inscrição na Ordem da juíza aposentada, senadora cassada Selma Arruda (Podemos).
Selma, que teve seu mandato cassado por caixa dois e abuso de poder econômico, requereu sua inscrição junto à OAB/DF, para atuar em Brasília como advogada. Ela havia até conseguido parecer favorável, porém, após a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso, manifestar e alertar a Seccional do Distrito Federal, quanto à atuação da ex-magistrada em Mato Grosso, inclusive citando a falta de idoneidade moral dela para atuar como advogada, o registro de Selma foi suspenso, por determinação da presidente da Comissão de Seleção.
No despacho, proferido em 6 de maio, Karina cita que Selma responde a processo junto ao Tribunal Eleitoral e ante a declaração de que não respondeu a processo e ante a verificação de que responde, suspendeu os efeitos da decisão de deferimento de inscrição até que ela esclareça o porquê não declarou o processo e junte cópia integral para análise da comissão.
Já no último dia 29, Karina além de se manifestar por manter suspensa a inscrição de Selma, pediu a abertura de um processo de inidoneidade moral contra a juíza aposentada, por ela ter mentido em seu formulário de que não respondia a nenhum processo judicial. Diante disso, os autos foram encaminhados ao Conselho Pleno da OAB/DF.
“Voto no sentido de que há indícios para que seja suscitada a abertura de processo de inidoneidade moral em face da Requerente, com decisão soberana, na forma do art. 8º, §3, da Lei nº 8.906/1994, ao Plenário desta Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. Reitero a manutenção da suspensão da inscrição da Requerente até o julgamento final deste Processo".
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).