20 de Junho de 2024
20 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Sábado, 25 de Junho de 2022, 11:55 - A | A

Sábado, 25 de Junho de 2022, 11h:55 - A | A

VAI A TRATAMENTO EM SP

Homem que matou tia e arrancou o coração é absolvido e irá para manicômio em SP

Na sentença, o juiz considerou o homem inimputável e determinou sua internação em um hospital de custódia em São Paulo

Jorge Maciel/VG Notícias

A Justiça considerou Lumar Costa da Silva, 24 anos, que em 02 de julho de 2019 matou e arrancou o coração da tia, Maria Zélia da Silva Cosmos, de 55 anos, como inimputável e determinou a sua absolvição, com a condição de que ele seja internado em uma unidade psiquiátrica para tratamento de Transtorno Afetivo Bipolar tipo I, conforme já foi diagnosticado.

A decisão é do juiz Anderson Candiotto, titular da 2º Vara Criminal de Sorriso, avaliando a sua inimputabilidade. A prisão foi substituída pela internação no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Franco da Rocha (SP), onde Lumar Costa tem família e a lei manda que os apenados cumpram sentença em cidades ou Estados próximos aos familiares. Ele estava em tratamento no Hospital Adauto Botelho (em Cuiabá), cumprindo a pena.

Veja reportagem do VGN em 2020:  TJ mantém internado em manicômio, sobrinho acusado de matar e arrancar coração da tia em MT

Na decisão, o magistrado explica que “Não se trata propriamente de uma absolvição no conceito popular da palavra, o que foi reconhecido é que o acusado é inimputável devido a sua patologia mental e que, dessa maneira, a ele não pode ser aplicado uma pena de privação de liberdade, mas sim a pena de medida de segurança, de internação psiquiátrica, que é o que foi feito no caso”.

 A Justiça determinou o prazo de internação mínima de dois anos para Lumar. A partir disso, o acusado será submetido à avaliação psiquiátrica anualcujo procedimento terá que ser feito uma junta médica e o resultado será submetido ao júri de execução, que vai analisar se Lumar ainda apresenta periculosidade ou se poderá receber a manutenção da internação.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760