O senador Wellington Fagundes (PL) foi classificado como um dos “Cabeças do Congresso Nacional”. Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentares (DIAP), Fagundes está entre os parlamentares que estão “investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos”. Ele é o único parlamentar de Mato Grosso a integrar esse ranking.
Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades. As outras categorias utilizadas pelo DIAP para elaboração do ‘ranking’ são: debatedores, articuladores/organizadores, formuladores e formuladores de opinião.
De acordo com o DIAP, os parlamentares nessa condição sentam-se à mesa de negociação “respaldados para tomar decisões”. Normalmente, segundo a publicação, são “parlamentares experientes e respeitados por seus pares, sabedores de seus limites de concessões”.
Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo legislativo, o DIAP adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais, reputacionais e decisionais. Além disso, a equipe do DIAP realiza entrevistas com deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos em relação a cada parlamentar.
Além disso, o DIAP promove exame cuidadoso das atividades profissionais, dos vínculos com empresas ou organizações econômicas ou de classe, da formação e vida acadêmica, além de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência com que é citado na imprensa, temas preferenciais, cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupos políticos de que faça parte, além da análise dos perfis políticos e ideológicos de cada parlamentar.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).