O Sistema Único de Saúde (SUS) começou a oferecer, a partir desta terça-feira (1º.07), a vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses na rede pública. A nova dose substitui o reforço da vacina meningocócica C, que era aplicada nessa idade, e protege contra mais tipos da bactéria causadora da meningite.
Antes, a versão ACWY era oferecida apenas para adolescentes de 11 a 14 anos pelo SUS. Agora, passa a fazer parte do esquema infantil.
O calendário de vacinação para bebês segue com duas doses da meningocócica C aos 3 e 5 meses, mas o reforço aos 12 meses será com a ACWY. Crianças que ainda não tomaram a dose de reforço podem receber a nova vacina. Já quem completou o esquema anterior não precisa de nova aplicação.
A mudança foi oficializada pela Nota Técnica 77 de 2025, que detalha as orientações para postos de saúde em todo o país.
Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2025, o Brasil já soma 4.406 casos confirmados de meningite - sendo 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 de outras origens.
A ampliação da vacina faz parte do plano nacional de enfrentamento da doença, que tem metas de controle até 2030, com apoio de entidades nacionais e internacionais.
Leia Também - Vacina contra influenza será liberada ao público em geral em julho
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).