O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou que, a partir do dia 18 de julho, cerca de 240 mil famílias terão o pagamento do Bolsa Família bloqueado ou suspenso. O motivo principal é a falta de atualização de dados ou o não cumprimento das regras de acompanhamento escolar e vacinação dos filhos.
O programa atende 20,4 milhões de pessoas, e o pagamento para quem tem o NIS com final 1 começa em 18 de julho. Entre os beneficiários, 151 mil terão o benefício bloqueado, podendo sacar o valor apenas no mês seguinte, e 89 mil terão o benefício suspenso por dois meses. Além disso, cerca de 391 mil famílias receberão alertas para regularizar a situação.
O acompanhamento escolar é fundamental para manter o benefício. Dados mostram que 84% das crianças que fazem parte das famílias do Bolsa Família têm frequência escolar registrada. Quem não cumprir essa regra pode ter o benefício bloqueado, suspenso ou até cancelado após 12 meses de descumprimento.
O MDS orienta que as famílias atualizem seus dados no Cadastro Único e garantam a matrícula dos filhos na escola para evitar o bloqueio. O prazo para contestar essas medidas vai até 28 de agosto.
Para consultar o benefício, o beneficiário pode usar o aplicativo Bolsa Família, o Caixa Tem, o site da Caixa Econômica Federal, ou procurar atendimento nas agências e lotéricas com o cartão do programa.
Leia Também - Mais de 18 mil famílias podem perder benefício do Bolsa Família em VG; entenda
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).