04 de Julho de 2025
04 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
04 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Brasil Quinta-feira, 03 de Julho de 2025, 09:37 - A | A

Quinta-feira, 03 de Julho de 2025, 09h:37 - A | A

COP30

Hotéis são investigados por superfaturar diárias na COP30

Defesa do Consumidor mira preços abusivos de hotéis para a COP30 em Belém

Lucione Nazareth/VGN

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, notificou 24 hotéis de Belém (PA) para que prestem esclarecimentos sobre possíveis aumentos abusivos nas diárias durante a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, na capital paraense.

A medida, baseada no Código de Defesa do Consumidor, exige que os estabelecimentos apresentem, em até cinco dias, informações detalhadas sobre os valores médios das diárias nos últimos cinco anos - incluindo períodos de alta demanda, como o tradicional Círio de Nazaré - e os preços planejados para o período da COP30.  

Os hotéis também deverão justificar aumentos que ultrapassem 50% em relação aos valores praticados historicamente, além de explicar eventuais bloqueios de datas, limitação de quartos ou mudanças nas políticas de preço, reserva e cancelamento para o evento.  

A Senacon quer verificar se há cobrança abusiva em pacotes para turistas, delegações estrangeiras e agências de viagem. Para isso, também solicitou documentos que comprovem custos extras ou investimentos em infraestrutura que justifiquem reajustes.  

Caso não respondam no prazo, os hotéis podem sofrer sanções administrativas, e o caso poderá ser encaminhado ao Ministério Público.  

A COP30 deve atrair milhares de visitantes do Brasil e do exterior a Belém, movimentando toda a rede de hospedagem. O governo quer evitar uma disparada nos preços que prejudique consumidores e afete a imagem do país como anfitrião do maior evento climático do mundo.

Leia Também - Senado libera consignado para motoristas de app; Lula deve sancionar

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760