A participação em trabalhos voluntários poderá ser um dos critérios de seleção exigidos em processos seletivos para a graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e cursos de especialização, conforme prevê o projeto de Lei nº 3.875/2020, que tramita no Senado Federal.
De acordo com o texto da proposta, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), o objetivo é “priorizar o que há de melhor no processo de educação: a humanização e a solidariedade dos indivíduos”.
O serviço voluntário em questão inclui ações com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou em situação de risco, bem como trabalhos com animais ou com o meio ambiente.
Wellington Fagundes ainda argumenta que inserir o serviço voluntário como critério de seleção incentiva uma maior preocupação com o mundo ao redor e, consequentemente, ajuda na capacitação dos profissionais, tornando-os ainda mais humanos.
“O mundo clama por indivíduos que tenham a capacidade de olhar para a pessoa ao lado e entender sua vulnerabilidade e a condição de auxílio que cada um pode acrescentar como valor à sociedade”, cita trecho do PL.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).