Agência Brasil

Ele disse que hoje existe 40 milhões de brasileiros “invisíveis”, como vendedores ambulantes, pipoqueiros entre outros
O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta quarta-feira (28.04) que o Governo Federal irá lançar o programa Bônus de Inclusão Produtiva (BIP) para atender os trabalhadores informais durante a pandemia. O anúncio foi feito durante a coletiva virtual de divulgação dos dados de emprego formal de março.
Sem detalhar como será o programa, Guedes disse que a ajuda aos informais foi um pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao relatar que hoje existe 40 milhões de brasileiros “invisíveis”, como vendedores ambulantes, pipoqueiros entre outros.
Veja Também
Bolsonaro autoriza empresas reduzirem jornada de trabalho e salários durante pandemia
Segundo ele, esses trabalhadores informais foram excluídos do mercado de trabalho formal em decorrência de uma “legislação obsoleta”, que apenas onera empresários e impede a criação de um mercado de trabalho mais “forte e robusto”.
“Essa turma toda que está bloqueada, sem capacidade de trabalho. Nós queremos o retorno seguro ao trabalho desses brasileiros através da vacinação em massa. Enquanto isso não ocorre, o BIP. Eles têm direito ao trabalho, é dignidade do ser humano. Direito a sobrevivência. Nunca pediram nada ao Estado. Primeira vez que foram vistos foi justamente durante a pandemia, justamente quando descobrimos a invisíveis. Nós devemos a eles também ferramentas de sobrevivência nos próximos meses, enquanto fazemos a vacinação em massa”, declarou o ministro, sem detalhar o programa.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).