24 de Junho de 2024
24 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Quinta-feira, 12 de Maio de 2022, 08:46 - A | A

Quinta-feira, 12 de Maio de 2022, 08h:46 - A | A

produto mais barato

Governo zera imposto de importação de alimentos para tentar conter inflação

A alta de preços no Brasil se espalhou nos últimos meses

Lucione Nazareth/VGN

O Comitê-executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex), do Ministério da Economia, publicou nesta quinta-feira (12.05) resolução zerando alíquota do imposto de importação de sete categorias de produtos alimentícios. A publicação consta do Diário Oficial da União (DOU).  

Os produtos alimentícios que tiveram a alíquota de importação totalmente zeradas são: carnes desossadas de bovino, congeladas; pedaços de miudezas, comestíveis de galos/galinhas, congelados; farinha de trigo; outros trigos e misturas de trigo com centeio, exceto para semeadura; bolachas e biscoitos, adicionados de edulcorante; outros produtos de padaria, pastelaria, indústria de biscoitos, e milho em grão, exceto para semeadura.  

A redução de impostos entra em vigor a partir de amanhã (12) e valem até o dia 31 de dezembro deste ano.  

O Ministério da Economia informou que o impacto com a renúncia tributária pode chegar a R$ 700 milhões até o final do ano. Não há necessidade de compensação fiscal, por se tratar de um imposto regulatório, e não arrecadatório.  

Importante destacar que a alta de preços no Brasil se espalhou nos últimos meses e já atinge praticamente oito de cada dez produtos que compõem o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que atingiu a maior taxa desde 1996.  

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, fechou em 1,06%. Foi o índice mais alto para um mês de abril desde 1996 (1,26%). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que calcula o IPCA, a inflação acumulada em 12 meses está em 12,13%.

Leia Também - Presidente em exercício da Câmara defende derrubada dos vetos à lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc II

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760