O Inep, autarquia do MEC responsável pela realização do Enem, publicou nesta quinta-feira (10.10), a menos de um mês da prova, a cartilha com as regras da Redação. O documento norteia os critérios de avaliação e dá aos candidatos dicas para produzir um bom texto.
Além disso, a cartilha traz exemplos de redações do Enem 2018 que alcançaram a nota máxima e textos que perderam pontos por ferirem os Direitos Humanos (leia exemplos abaixo).
Em linhas gerais, a redação do Enem é avaliada a partir de cinco competências:
- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os Direitos Humanos.
Cada avaliador atribui uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das competências. A soma desses pontos compõe a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante é calculada a partir da média das duas notas totais atribuídas por dois avaliadores diferentes.
A prova de Redação é a única avaliação do Enem pontuada dessa forma. As outras quatro provas são pontuadas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).