22 de Junho de 2024
22 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Sábado, 05 de Março de 2022, 09:35 - A | A

Sábado, 05 de Março de 2022, 09h:35 - A | A

alerta

Anvisa determina apreensão de autotestes para Covid-19 falsificados

Agência alerta para proibição de comércio desses produtos fora de locais credenciados e por meio de redes sociais

Lucione Nazareth/VGN

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nessa sexta-feira (04.03) apreensão e proibição da fabricação, importação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de autoteste de Covid-19 falsificados.

De acordo com a Anvisa, o caso envolve a falsificação do produto Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, registrado em nome da empresa Comércio e Indústria de Produtos médico-hospitalares e Odontológicos Ltda (CPMH).

“O produto falsificado possui características diferentes do produto original, que podem ser identificadas pelo consumidor ao observar a embalagem do produto”, diz nota do órgão.

Conforme a agência, a própria CPMH, detentora do registro do Novel Coronavírus, identificou no mercado unidades do produto com características divergentes. O produto falsificado tem as seguintes características: presença de guia ilustrado explicando como realizar a execução do teste no verso da embalagem, sendo que o original não possui guia ilustrado; número de registro diferente do aprovado (o número do registro do produto original na Anvisa é 80859840213); tampa de rosca sem orifício para gotejamento, sendo que o original possui uma tampa com orifício para gotejamento; e swab cotonete maior do que 9 centímetros – o swab cotonete do produto original possui 9 centímetros.

A Anvisa ainda alertou que os consumidores devem adquirir os autotestes somente em farmácias e drogarias.

Leia Também - Deputado cita que idosos são alvos fácies de golpistas e propõe acabar com obrigatoriedade de prova de vida

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760