O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, afirmou nessa quinta-feira (02.10), durante a Conferência Recupera MT, que a sociedade ainda não está pronta para aceitar a reinserção de presos e ex-detentos no mercado de trabalho.
A declaração foi dada ao ser questionado sobre a possibilidade de a população carcerária atuar em obras públicas inacabadas no Estado, como forma de contribuir com a conclusão dos projetos e, ao mesmo tempo, ampliar as oportunidades de ressocialização.
Segundo Zuquim, o TJMT já atua por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), coordenado pelo desembargador Orlando de Almeida Perri, mas enfrenta resistência social.
“Quem de vocês, ao ver uma pessoa com tornozeleira, não faz um juízo de valor? É muito difícil reincluir alguém em uma sociedade onde o próprio reeducando é discriminado”, afirmou.
O desembargador reconheceu que existem instrumentos legais que determinam a reinserção de presos no convívio social, mas ressaltou que a rejeição é um desafio persistente.
“Essa repulsa é uma coisa natural. Ainda não estamos preparados para realmente enfrentar essa situação e fazer a reinserção do reeducando”, completou.
Leia Também - Presidente do TJMT critica regalias a presos e cobra prisões mais eficazes
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).