17 de Julho de 2025
17 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
17 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

VGNJUR Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 09:20 - A | A

Quinta-feira, 17 de Julho de 2025, 09h:20 - A | A

Rebelde

Eletricista acusado de tentar explodir aeroporto de Brasília deve ser transferido para MT

Secretaria de Justiça de Mato Grosso informou ao STF que presídio de Comodoro tem condições de custodiar Alan Diego dos Santos Rodrigues

Rojane Marta/ VGN

A Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a unidade prisional de Comodoro tem condições de receber e manter sob custódia o eletricista Alan Diego dos Santos Rodrigues, acusado de participação na tentativa de atentado com explosivos nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília, em dezembro de 2022. A manifestação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes no dia 9 de julho.

Com isso, Alan Diego deverá ser transferido do sistema prisional do Distrito Federal para o interior de Mato Grosso, onde permanecerá preso preventivamente por decisão do STF. A transferência atende à logística do processo e à proximidade com sua origem, já que o acusado é natural do estado.

Alan Diego foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por crimes como associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e atentado contra a segurança de transporte aéreo. A acusação aponta que ele teria ajudado a instalar um artefato explosivo em um caminhão-tanque com combustível, estacionado nas proximidades do aeroporto da capital federal. O plano só não foi concretizado porque o explosivo foi detectado e desativado a tempo.

A prisão preventiva de Alan Diego foi decretada por Moraes em 24 de junho, após a nova denúncia oferecida no âmbito da Operação Lesa Pátria. A medida também alcançou outros dois investigados: George Washington de Oliveira Sousa e Wellington Macedo de Souza. Alan Diego teve audiência de custódia realizada no dia 27 de junho, e desde então estava sob custódia enquanto a Justiça avaliava as condições para seu cumprimento de pena em Mato Grosso.

A decisão do STF pela manutenção da prisão e a confirmação da estrutura da unidade de Comodoro consolidam a expectativa de que a transferência ocorra nos próximos dias, conforme autorização judicial. O processo segue sob relatoria de Alexandre de Moraes e está em fase de nova manifestação da Procuradoria-Geral da República.

Leia Também - Condenado por atentado a bomba deixa Papuda e tenta cumprir pena em Mato Grosso

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760