O preço do café caiu 0,36% em julho, segundo a prévia da inflação oficial do país divulgada nesta sexta-feira (25.07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), é a primeira em um ano e meio e acontece após 18 aumentos consecutivos.
A última vez que o preço do café havia registrado queda no IPCA-15 foi em dezembro de 2023. Desde então, os consumidores vinham enfrentando alta constante no valor do produto.
De acordo com a Associação Brasileira de Café (Abic), em junho o quilo do café tradicional chegou a custar, em média, R$ 66,70 no país. Há um ano, esse valor era de R$ 35,17.
Apesar da recente queda, o setor ainda lida com incertezas. Uma tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros está prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto, caso não haja um acordo entre os países.
Os Estados Unidos são o maior comprador de café do Brasil, responsáveis por 16% das exportações do produto. A taxa pode derrubar ainda mais os preços no mercado interno.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).