Durante participação na Agrishow, em Ribeirão Preto, São Paulo, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, defendeu nesta sexta-feira (02.05) que o governo antecipe as discussões sobre o Plano Safra 2025/2026. A intenção é iniciar o debate já em maio, em vez de deixar para junho, como tradicionalmente acontece.
“Conversei com a direção da Abimaq e também com a direção da Agrishow para que possamos ir a Brasília falar com os ministros, a fim de não deixar essa conversa para junho, mas iniciá-la já em maio, discutindo como viabilizar os recursos de financiamento para o agricultor”, afirmou o ministro.
O objetivo, segundo ele, é garantir que o próximo plano seja robusto e ofereça acesso a crédito e tecnologia para modernização da produção agrícola. Teixeira ressaltou que o financiamento rural é essencial para manter o campo produtivo e competitivo, especialmente para os agricultores familiares.
A declaração foi feita no encerramento da Agrishow, uma das maiores feiras do setor agrícola da América Latina. O ministro estava acompanhado de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos - Abimaq, e de organizadores do evento.
A proposta de antecipar o diálogo sobre o Plano Safra foi bem recebida pelos participantes da feira. Para o presidente da Agrishow, João Marchesan, a agricultura familiar deve ser valorizada. “É uma prática cuja relevância tem sido cada vez maior para a alimentação e para a economia do nosso país”, disse.
Leia também - Produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar informações sobre rebanhos em MT