Começou nesta quinta-feira (1º de maio) a campanha obrigatória de atualização de rebanhos em todo o estado de Mato Grosso. O prazo final para os produtores informarem os dados é o dia 31 de maio. Quem não cumprir, pode ser multado e ficar impedido de emitir documentos necessários para o transporte de animais.
A ação é organizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e deve ser feita por todos os criadores de bois, búfalos, porcos, cavalos, ovelhas, cabras, aves, peixes e abelhas. A atualização pode ser feita pela internet, no sistema do Indea, ou presencialmente em qualquer uma das 140 unidades espalhadas pelo estado.
Após o dia 8 de maio, produtores que não fizerem a atualização ficarão impedidos de emitir a Guia de Trânsito Animal, documento obrigatório para transporte, exceto em casos de abate. Quem não declarar o rebanho também poderá ser multado em mais de R$ 6,7 mil.
A campanha acontece duas vezes por ano — em maio e em novembro — e ajuda o governo estadual a planejar ações de prevenção a doenças e garantir a qualidade dos produtos nos mercados internos e internacionais.
Na última campanha, realizada em novembro de 2024, mais de 109 mil propriedades participaram. Foram declarados 32,8 milhões de bois, 37,2 milhões de galinhas e 1,7 milhão de porcos criados com alto padrão de controle. (Com Indea MT)
Leia também -