Uma operação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu 336 toneladas de fertilizantes orgânicos sem registro em uma indústria localizada em Pederneiras, no interior de São Paulo. A fiscalização foi motivada por uma denúncia recebida pela Ouvidoria do órgão, e ocorreu na última terça-feira (29.04).
Durante a ação, fiscais da regional de Araraquara constataram que a empresa não possuía registro de estabelecimento nem de produtos junto ao Mapa, além de operar sem licença ambiental. No local, foram encontrados 300 toneladas de fertilizantes a granel, 36.425 kg de produtos ensacados e 3.000 embalagens vazias, que foram apreendidos cautelarmente.
A indústria teve as atividades suspensas por 30 dias e foi autuada. Um processo administrativo fiscal foi aberto para apuração das irregularidades e apresentação de defesa.
De acordo com o Mapa, fertilizantes orgânicos produzidos sem registro oferecem riscos à agricultura e à saúde pública, podendo conter contaminantes biológicos e metais pesados. O uso desses produtos pode afetar a qualidade dos alimentos, o desenvolvimento das plantas e causar danos ao meio ambiente. (Com Mapa)
Leia também - Homem é assassinado a facadas no interior de MT