12 de Maio de 2025
12 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
12 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

VGN AGRO Segunda-feira, 12 de Maio de 2025, 15:15 - A | A

Segunda-feira, 12 de Maio de 2025, 15h:15 - A | A

Teca

Madeira de valor e boi no pasto: sistema aumenta lucro sem abandonar a pecuária

O sistema já vem sendo usado em fazendas de Mato Grosso e no Pará, com bons resultados.

João Victor/Fatos de Brasília

Produtores do Centro-Oeste e Norte do Brasil estão encontrando uma nova forma de ganhar mais dinheiro sem precisar abrir mão da criação de gado. A solução vem da combinação entre pecuária e o cultivo de uma árvore valorizada no mercado, a teca.

Criado pela Embrapa, o sistema conhecido como Bacaeri-BoiTeca mistura criação de gado com o plantio de teca em pequenas áreas das fazendas. A ideia é simples, manter a pecuária como atividade principal, mas aproveitar parte do terreno para cultivar madeira de alto valor. Tudo isso sem comprometer a produtividade do pasto.

A árvore de teca é conhecida pela sua madeira resistente e muito procurada no mercado internacional. No sistema, ela é plantada de forma espaçada, em fileiras, o que permite que o pasto continue sendo usado normalmente. A sombra gerada pelas árvores não atrapalha o crescimento da grama e os bois continuam engordando.

Além de gerar uma renda extra, o modelo ajuda na recuperação do solo e traz benefícios ambientais, como redução do calor e melhoria na qualidade do ar. Segundo os pesquisadores, o produtor pode seguir criando gado, enquanto espera o crescimento das árvores, que após alguns anos podem ser vendidas por um bom valor.

Leia também - Veterinários participam de capacitação para atuar em eventos agropecuários em MT

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760