Produtores do Centro-Oeste e Norte do Brasil estão encontrando uma nova forma de ganhar mais dinheiro sem precisar abrir mão da criação de gado. A solução vem da combinação entre pecuária e o cultivo de uma árvore valorizada no mercado, a teca.
Criado pela Embrapa, o sistema conhecido como Bacaeri-BoiTeca mistura criação de gado com o plantio de teca em pequenas áreas das fazendas. A ideia é simples, manter a pecuária como atividade principal, mas aproveitar parte do terreno para cultivar madeira de alto valor. Tudo isso sem comprometer a produtividade do pasto.
A árvore de teca é conhecida pela sua madeira resistente e muito procurada no mercado internacional. No sistema, ela é plantada de forma espaçada, em fileiras, o que permite que o pasto continue sendo usado normalmente. A sombra gerada pelas árvores não atrapalha o crescimento da grama e os bois continuam engordando.
Além de gerar uma renda extra, o modelo ajuda na recuperação do solo e traz benefícios ambientais, como redução do calor e melhoria na qualidade do ar. Segundo os pesquisadores, o produtor pode seguir criando gado, enquanto espera o crescimento das árvores, que após alguns anos podem ser vendidas por um bom valor.
Leia também - Veterinários participam de capacitação para atuar em eventos agropecuários em MT