Cerca de 200 médicos veterinários participam nesta segunda-feira (12.05), em Cuiabá, de um curso de capacitação promovido pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). O treinamento é obrigatório para os profissionais que desejam atuar em eventos com aglomeração de animais, como leilões, cavalgadas, provas de laço e feiras agropecuárias.
O curso acontece no auditório da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), no Edifício Cloves Vettorato, localizado no Centro Político Administrativo da capital. A programação vai das 8h às 18h e conta com apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Durante a capacitação, os veterinários recebem orientações sobre responsabilidade técnica, bem-estar animal, legislação vigente, além de aprenderem a utilizar o sistema eletrônico de emissão de documentos sanitários, como a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Segundo o Indea, a participação no curso é pré-requisito para atuar legalmente em eventos rurais com concentração de animais e garantir o cumprimento das normas sanitárias e o controle de doenças.
Leia também - Missão do Brasil a Angola abre caminho para parcerias no campo e novos negócios